Hospital da Capital realiza mutirão de câncer de pele
Médicos realizarão consultas e exames de pele para detectar possíveis sinais suspeitos
Redação
Por: Noticias Digital – 09/11/2024 – fonte: https://www.diariodigital.com.br/
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), vinculado à Rede Ebserh, realizará no próximo Dia E da Ebserh um mutirão de câncer de pele, com atendimentos gratuitos para a prevenção e diagnóstico precoce dessa doença, que é o tipo de câncer mais comum no Brasil e no mundo.
O evento será no dia 07 de Dezembro, das 9h às 15h, no ambulatório do Humap-UFMS, e contará com a presença de dermatologistas especializados, que realizarão consultas e exames de pele para detectar possíveis sinais suspeitos de câncer de pele, permitindo uma abordagem rápida e eficaz.
Segundo Luciana Vieira Della Santa, enfermeira da dermatologia do Humap-UFMS, “o diagnóstico precoce é fundamental para garantir a eficácia do tratamento, já que o câncer de pele, quando identificado em suas fases iniciais, tem alta taxa de cura. Com o mutirão, buscamos reduzir o tempo de espera dos pacientes e oferecer um atendimento mais ágil, contribuindo para a saúde da comunidade.”
Os principais sintomas do câncer de pele não melanoma incluem lesões assimétricas com bordas irregulares, sangramento fácil, difícil cicatrização e manchas com coloração escura ou múltiplas cores. Além disso, as lesões podem ser ásperas ou brilhantes, com aparência semelhante à pérola.
O mutirão tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele, que, embora seja o tumor de maior incidência no Brasil, possui altas taxas de cura quando detectado precocemente.
Serviço:
Data: 07 de dezembro
Horário: Das 9h às 15h
Local: Humap-UFMS – Hospital Universitário da UFMS
Durante o evento, os pacientes terão a oportunidade de ser atendidos por profissionais capacitados, que irão realizar exames dermatológicos para identificar alterações na pele.