Puccinelli e Bolsonaro serão decisivos para candidatos das máquinas na Capital

Wendell Reis

Por: Noticias Digital – 30/05/2024 – fonte: https://investigams.com.br/

Os próximos dias da chamada pré-campanha serão decisivos para o MDB e PL em Campo Grande. Os partidos afirmam que terão candidatos próprios, mas ainda dependem de decisões nacionais, que podem derrubar as candidaturas.

A decisão sobre candidatura ou não pode mudar bastante o cenário em Campo Grande e interferir no futuro dos candidatos das máquinas da prefeitura e governo do Estado.

No MDB, André Puccinelli lidera a maioria das pesquisas divulgadas até o momento e pré-candidatos fazem estudos para avaliarem para quem iriam os votos.

Uma eventual desistência de Puccinelli beneficiaria o candidato do PSDB e, consequentemente, do governador Eduardo Riedel (PSDB), o deputado federal Beto Pereira (PSDB), que ficará, no mínimo, com o tempo do MDB na propaganda eleitoral.

Já o Partido Liberal não tem um candidato forte nas pesquisas até o momento. Uma possível desistência deve favorecer, pelo menos na teoria, a candidatura de Adriane Lopes (PP), que deve receber o apoio de Jair Bolsonaro, a pedido de Tereza Cristina (PP).

Com o PL fora, Adriane tira um concorrente da ala bolsonarista, por onde deseja transitar, e também ganha o tempo de televisão do partido, que será o maior entre todas as legendas.

A prefeita tem feito o possível para as aproximar de Bolsonaro. Ela marcou presença nos dois atos do ex-presidente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Além disso, fez questão de receber Michele Bolsonaro no aeroporto, quando ela visitou a Capital.

Puccinelli afirma que não desistirá da disputa, mas aguarda o MDB bater o martelo. É grande a possibilidade de o partido não ter candidato na Capital, em troca do apoio do PSDB ao candidato do MDB em São Paulo. A cúpula do MDB em MS já sabe que se o acordo der certo, o MDB apoiará o PSDB em Campo Grande.

No PL, a confusão é grande, com várias desistências de candidatos. Sobraram Tenente Portela e João Henrique Catan para a disputa Adriane Lopes pelo apoio de Jair Bolsonaro.

O partido chegou a lançar Rafael Tavares como pré-candidato, mas a candidatura dele foi retirada por Portela, que se lançou pré-candidato. Todavia, nesta semana, recuou, e disse que Bolsonaro escolherá o candidato, sem descartar um apoio a Adriane Lopes