Governo vai destinar R$ 30 milhões para profissionalizar alunos do Ensino Médio


A previsão é de que sejam atendidos 3.372 alunos no período de 3 anos

Por Izabela Cavalcanti

Por: Noticias Digital – 26/04/2024 – fonte: https://www.campograndenews.com.br/

Aluno do Senai fazendo atividade prática em curso técnico (Foto: Mauro Frasson/Senai)

Conforme informações repassadas pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), ao longo de 3 anos, a previsão é de que sejam atendidos 3.372 alunos em 13 municípios de Mato Grosso do Sul, sendo em Aparecida do Taboado; Cassilândia; Chapadão do Sul; Campo Grande; Jaraguari; Corumbá; Aral Moreira; Dourados; Ponta Porã; Rio Verde; Sonora; Bataguassu; e Três Lagoas.

Conforme publicado no Diário Oficial do Estado, na quarta-feira (24), o Termo de Convênio será no valor de R$ 30,7 milhões e terá vigência de 36 meses, a partir da assinatura.

O Estado fica responsável pela formação geral e básica (ensino preparatório) e o Senai participa na formação profissional do aluno.

O convênio tem por objetivo formar técnicos e profissionais para o mercado de trabalho durante a escolaridade do Ensino Médio regular.

Mato Grosso do Sul tem ganhado destaque no setor da Indústria da Transformação. Novas fábricas a serem instaladas e o alto desempenho do agronegócio no Estado também são setores que demandam mão de obra e fazem parte da lista de cursos oferecidos.

Os cursos oferecidos são: assistente administrativo; analista de marketing digital e e-commerce; assistente de projetos e inovação; assistente de manutenção de computadores e infraestrutura de redes; desenvolvedor de páginas web; desenvolvedor de sistemas computacionais; assistente de gestão agrícola e agropecuária; auxiliar de agronegócio; gestor de negócios agroindustriais; assistente de recursos humanos; agente de recrutamento e seleção.

Também entram na lista agente de qualificação e desenvolvimento de pessoas; agente de desenvolvimento socioambiental; agente de gestão ambiental e desenvolvimento sustentável; agente de resíduos sólidos e hídricos; assistente técnico de mecatrônica; instalador de equipamentos eletromecânicos; operador eletromecânico; agricultor orgânico; auxiliar de agroecologia; gerente de produção e operações agropecuárias; assistente de produção de games; assistente de projetos de games; projetistas de games mobile; e viveirista florestal.