Infectologista do Humap faz alerta sobre riscos de Salmonella em MS
Bactéria da salmonella
Sintomas como diarreia persistente e febre exigem atenção médica imediata
A bactéria Salmonella figura entre os principais agentes causadores de doenças transmitidas por alimentos no Brasil. O alerta sobre formas de prevenção e contaminação foi divulgado por uma médica infectologista do Humap-UFMS.
A infecção ocorre principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados, como ovos crus, maionese caseira e carnes mal passadas. Os sintomas mais comuns envolvem fortes diarreias, dores abdominais, febre alta e vômitos.
A especialista destaca que cuidados com a higiene das mãos e de utensílios evitam a chamada contaminação cruzada na cozinha. A atenção deve ser redobrada em festas e restaurantes, onde há grande volume de produção de refeições.
Embora a maioria dos casos evolua bem apenas com hidratação, sinais como febre persistente e sangue nas fezes exigem socorro médico. O quadro de intoxicação alimentar não deve ser banalizado por idosos e gestantes.
Vinicius Costa
Fonte: https://www.jd1noticias.com/

