Justiça confirma que prefeito interino pode concorrer na eleição suplementar de Paranhos
Hélio Acosta tem candidatura confirmada e segue na disputa pela Prefeitura de Paranhos no dia 6 de abril
Ricardo Eugenio
Por: Noticias Digital – 24/03/2025 – fonte: https://www.acritica.net/

O vereador licenciado e atual prefeito interino de Paranhos, Hélio Ramão Acosta (PSDB), teve sua candidatura aprovada pela Justiça Eleitoral neste domingo (23). Com a decisão, ele está oficialmente apto para concorrer na eleição suplementar marcada para o dia 6 de abril, no município sul-mato-grossense que faz fronteira com o Paraguai.
A outra candidatura registrada na disputa, do Dr. Jorge Ricardo Laurício (PT), ainda aguarda julgamento por parte da Justiça Eleitoral.
Por que haverá nova eleição em Paranhos? A eleição suplementar foi determinada após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que manteve o indeferimento da candidatura de Heliomar Klabunde (MDB). O motivo foi a rejeição de contas relativas a sua gestão anterior, o que gerou uma situação de inelegibilidade.
Desde 1º de janeiro de 2025, quem assumiu a prefeitura foi justamente Hélio Acosta, na condição de presidente da Câmara Municipal, como prevê a legislação. Ele segue no cargo de forma interina até a realização do novo pleito.
A eleição está sendo organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) e ocorrerá dentro dos trâmites previstos para situações de vacância por indeferimento de candidatura.