Telessaúde já fez 98 mil atendimentos em MS desde 2024
Serviços de telessaúde oferecidos pelo SUS foram implementados em todo o país pela Portaria 3.691, de 2024
Por Mylena Fraiha
Por: Noticias Digital – 18/03/2025 – fonte: https://www.campograndenews.com.br/

“A telessaúde tem sido uma ferramenta transformadora em nosso Estado, ajudando a superar distâncias e a ampliar o acesso à saúde. Temos trabalhado para garantir que a população, especialmente nos pontos mais distantes, tenha acesso a atendimentos médicos de qualidade”, diz Rosângela.
Ela detalha que a tecnologia tem sido aliada na implementação de modalidades como teleconsultoria, telediagnóstico e telemonitoramento, alinhadas às diretrizes do Ministério da Saúde. Além disso, o plano é expandir ainda mais esse atendimento no Estado.
“Estamos empenhados em garantir que todos os cidadãos de Mato Grosso do Sul, independentemente de onde vivam, tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade, promovendo um atendimento mais humanizado e eficaz, que esteja à altura das necessidades de nossa população”, enfatiza a coordenadora.
Modalidades – Os serviços de telessaúde oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) estão previstos na Portaria 3.691, de 23 de maio de 2024, que institui a Ação Estratégica SUS Digital. Entre as modalidades já em funcionamento no Estado, estão:
Teleconsultoria: suporte entre profissionais de saúde para esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos clínicos e ações de saúde, podendo ser síncrona (interação em tempo real) ou assíncrona (troca de mensagens off-line).
Teletriagem: avaliação remota para determinar a prioridade e o tipo de atendimento necessário, conforme o estado do paciente.
Teleconsulta: atendimento remoto entre profissional de saúde e paciente, com possibilidade de prescrição e emissão de atestados.
Telediagnóstico: análise de imagens, gráficos e exames à distância para emissão de laudos.
Telemonitoramento: acompanhamento remoto de parâmetros de saúde sob supervisão profissional.
Teleinterconsulta: discussão entre profissionais sobre casos específicos, com participação do paciente, para auxiliar no diagnóstico ou tratamento.
Teleducação: capacitação e atualização profissional por meio de aulas, palestras e seminários online.
Telerregulação: gestão de acesso aos serviços do SUS, otimizando os fluxos assistenciais.
Teleorientação: disseminação de informações e orientações sobre saúde e prevenção de doenças…. veja mais em https://www.campograndenews.com.br/brasil/cidades/telessaude-ja-fez-98-mil-atendimentos-em-ms-desde-2024