Rastreamento do câncer de intestino deve ser aos 45 anos, diz especialista SES
Março Azul é considerado um mês de conscientização sobre a doença
Carla Andréa
Por: Noticias Digital – 06/03/2025 – fonte: https://www.jd1noticias.com/

O mês de março começou há alguns dias, mas com ele, traz um significado bastante importante: a conscientização sobre o câncer de intestino, no ‘Março Azul’. E a especialista da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Eduarda Tebet já trouxe um ponto relevante ao tema.
É que os exames de rastreamento do câncer do intestino devem começar ou se antecipar aos 45 anos. Esse detalhe foi publicado, inclusive, em um artigo divulgado no jornal O Globo, no fim de fevereiro.
Integrante da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e coordenadora da campanha nacional Março Azul, Tebet enfatiza que a medida segue diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde) e pode salvar vidas ao reduzir a mortalidade associada à doença, que está entre as principais causas de óbito por câncer no Brasil.
O câncer de intestino, designado colorretal – que afeta o intestino grosso e o reto – está diretamente relacionado a fatores de risco como obesidade, alimentação inadequada e sedentarismo. Além do diagnóstico precoce, Tebet defende a mudança de hábitos da população, especialmente na alimentação e na prática de atividades físicas, como forma de prevenção.
A recomendação para iniciar o rastreamento aos 45 anos segue um movimento internacional de antecipação da triagem, diante do envelhecimento populacional e do impacto crescente da doença na saúde pública.