Mato Grosso do Sul avança na educação com ações pedagógicas estratégicas
Programas e tecnologias impulsionaram melhorias no desempenho escolar e na redução do abandono em 2024
Da redação
Por: Noticias Digital – 09/01/2025 – fonte: https://www.acritica.net/

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) consolidou em 2024 importantes avanços nos indicadores educacionais da Rede Estadual de Ensino (REE), por meio de ações estratégicas e investimentos que visam fortalecer o desempenho escolar e reduzir a evasão. Com foco em infraestrutura, tecnologia e personalização de iniciativas, o Estado alcançou resultados significativos, destacando-se nacionalmente na área da Educação.
Um dos pilares do progresso foi o Acompanhamento Pedagógico Integrado, que recebeu novas diretrizes em 2024 para apoiar docentes e gestores escolares. A abordagem personalizada contemplou monitoramento individualizado de estudantes, planejamento conjunto com equipes gestoras e implementação de métodos que visam ao engajamento dos alunos.
“Esse acompanhamento ajudou na elaboração de estratégias específicas para alunos do ensino fundamental e médio, baseadas nos resultados de cada bimestre. O objetivo principal foi reduzir lacunas de aprendizagem e garantir o êxito escolar”, afirmou Adriana Buytendorp, superintendente de Políticas Educacionais da SED.
A queda no índice de abandono escolar, atualmente abaixo de 1%, é reflexo de iniciativas como o Programa Recuperar para Avançar (RAV). O programa, que promove intervenções pedagógicas voltadas para estudantes com dificuldades de aprendizado, é realizado durante todo o ano e intensificado ao final de cada bimestre.
A superintendente destacou que, com base na análise de dados consolidados, as escolas puderam desenvolver estratégias específicas para melhorar o desempenho dos alunos, promovendo sua permanência na escola e evolução educacional.
Outro avanço foi a utilização de painéis de Business Intelligence (BI), que trouxeram precisão ao acompanhamento pedagógico. Essas ferramentas tecnológicas permitem acesso detalhado a dados sobre frequência e desempenho dos alunos, otimizando a tomada de decisões e planejamentos estratégicos.
“Com esses recursos, as ações educacionais foram direcionadas de maneira estratégica, garantindo eficiência e resultados mais sólidos”, explicou Buytendorp.
Para consolidar as mudanças, a formação contínua das equipes gestoras foi fortalecida com sessões formativas semanais. Diretores e coordenadores foram capacitados para liderar ações que priorizam a aprendizagem e identificar soluções eficazes para os desafios locais.
O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, destacou que essas iniciativas refletem o compromisso do Governo do Estado em oferecer uma Educação inclusiva e de qualidade.
“Trabalhamos para garantir que cada aluno tenha acesso a oportunidades reais de crescimento pessoal e profissional. As ações implementadas nos permitem atender às necessidades específicas de cada escola, assegurando uma Educação que prepara os jovens para os desafios do futuro”, concluiu.