Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Mato Grosso do Sul garante mais de US$ 5 milhões para obra estruturante em Amambai

Por: Noticias Digital – 09/12/2024 – fonte: https://rotabioceanica.com.br/

Mato Grosso do Sul garantiu, nesta quinta-feira (05), US$ 5,1 milhões (mais de R$30 milhões) para a construção do Contorno Viário de Amambai, com recursos do Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). A aprovação do projeto aconteceu na reunião do Conselho do Mercado Comum do Mercosul, em Montevidéu, Uruguai.

Além desta, outras duas propostas de Mato Grosso do Sul, já aprovadas, estão em vias de conclusão e devem ter os valores garantidos no início de 2025. São elas: programa de desenvolvimento na faixa de fronteira de Ponta Porã, no valor de US$ 7 milhões (R$ 42 milhões) e outro para Corumbá, para o projeto de redução nos níveis de perdas de água, cerca de US$ 9,1 milhões (cerca de R$ 55 milhões). Com os recursos internacionais, soma-se a contrapartida de pelo menos 15% do Governo de Mato Grosso do Sul.

Há 12 anos, o Brasil não podia apresentar projetos para aprovação do Focem, por conta de dívidas que foram quitadas pelo Governo Federal. “Quitamos todas as dívidas para que os municípios de fronteira pudessem ter este financiamento. Em Mato Grosso do Sul temos três projetos aprovados, isso é resultado de muito trabalho da parceria do Governo Federal de Mato Grosso do Sul”, ressaltou a ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento).

“Para nós é uma alegria, porque consolida um planejamento do Governo do Estado, onde fui designado pelo governador Eduardo Riedel e o secretário Eduardo Rocha (Casa Civil), para apresentação deste projeto. É uma vitória para o Estado e para a população que vive nesses municípios”, disse o Sebastião Nunes da Silva, diretor-geral do Escritório de Relações Institucionais e Políticas de MS, designado pela Casa Civil do Estado.

O secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, destacou a atuação das gestões para que os projetos fossem aprovados e um já com recurso garantido. “As somas dos trabalhos e esforços dos Governos federal e de Mato Grosso do Sul, com o município de Amambai, garantiram o resultado vitorioso e de extrema importância para o nosso Estado”, finalizou.

Participaram também da agenda Luciana Botafogo, presidente do FONPLATA, Antonio Simões, Embaixador do Brasil junto ao Mercosul e ALADI, Verónica Ríos, coordenadora executiva da Unidade Técnica do FOCEM, João Moura, técnico sênior do FOCEM, Laura Nunes, coordenadora de Comunicação e Informação do FOCEM, Sonia Gonzales, técnica sênior do FOCEM, e Marcel Felices, analista de projetos do FOCEM.

Obra

O contorno viário de Amambai abrange a rodovia MS-386, com início na saída para Ponta Porã, passando pela saída para Caarapó, Tacuru, na MS-156, e seguindo até a saída de Juti, na MS-289. O projeto impacta diretamente na logística da cidade, ampliando a mobilidade dos transportes de carga, como também, aliviando o fluxo do tráfego urbano.

Fonte: Governo MS | Beatricce Bruno | Fotos: Divulgação