Novo recurso do Instagram bloqueará capturas de telas para combater a sextorsão
Medida reforça luta contra a chantagem e ameaça de divulgação de imagens íntimas
Monique Faria
Por: Noticias Digital – 18/10/2024 – fonte: https://midiamax.uol.com.br/
Nova medida adotada! O Instagram, da empresa Meta, anunciou nesta quinta-feira (17), lançamento de uma campanha contra o vazamento de fotos íntimas, enviadas na rede social. A campanha veio acompanhada de uma nova medida da plataforma: o bloqueio de capturas de telas para imagens enviadas pelo chat.
Dessa forma, a Meta se compromete na luta contra a sextorsão, que consiste em chantagem com ameaça de divulgação das imagens íntimas, os famosos nudes. O recuso ainda está em fase de teste, mas entrará em vigor em breve.
Assim, quem receber uma foto em “visualização única” ou “revisão permitida”, será impossibilitado de fazer uma captura de tele par aguardar as imagens.
O grupo também desenvolveu o “verificador de nudez”, na rede social. Esse recurso é ativado automaticamente em contas configuradas como menor de idade. Assim, detecta imagens com nudez enviadas por direct e as desfoca automaticamente.
Desde abril deste ano, a empresa implementou uma série de medidas que controlam as contas dos adolescentes na plataforma, a fim de garantir mais segurança à esses usuários.