Ufólogo, monitor de pet e analista de sucesso são reconhecidos como profissões


Guia Brasileiro de Ocupações adicionou 19 e atualizou 424 ao mercado atual

Por Kamila Alcântara

Por: Noticias Digital – 10/06/2024 – fonte: https://www.campograndenews.com.br/

Passeio de cachorros promovido pelor Shopping Campo Grande (Foto: divulgação)


Foram adicionados 19 tipos de trabalhos ao Guia Brasileiro de Ocupações, do Ministério do Trabalho e Emprego e da OIT (Organização Internacional do Trabalho). De instrutor de meditação a monitor de animais domésticos, a ferramenta permite que qualquer pessoa consulte gratuitamente a média salarial, as atividades que são desenvolvidas em cada emprego.

Das novas profissões, ufólogos foram adicionados à família ocupacional dos “esotéricos e paranormais”, onde a descrição da atividade é “orientar pessoas e organizações, elegem momentos e locais por meio de oráculos ou de dons de paranormalidade”.

Já os profissionais responsáveis pelo bem-estar, podemos destacar o facilitador de biodança, terapeuta de reiki, instrutor de yoga e meditação, o facilitador de grupos de movimento e o biólogo em saúde. Além do brinquedista e do biólogo em meio ambiente e diversidade.

Outras funções reconhecidas estão ligadas ao trabalho com animais domésticos. São eles: monitor de animais domésticos, condutor de cães domésticos (passeador) e o instrutor de mobilidade com cães-guia. Os trabalhadores na confecção de perucas e no preparo de leite para bebês também são citados, além dos motoristas de veículos escolares.

Por fim, sabe aquela pessoa que te ajuda a crescer no mundo dos negócios, com assessoria em todos os setores? Os chamados coach, agora podem ser enquadrados como analista de sucesso do cliente. Ou melhor, customer success e o customer experience.

Outras 424 ocupações foram atualizadas para ficarem de acordo com as mudanças tecnológicas no mercado de trabalho. Há ainda dados sobre desligamentos e admissões em 2023, além dos estados onde há mais oferta de empregos em cada profissão.

As informações que integram o Guia Brasileiro de Ocupações (consulte aqui) podem auxiliar trabalhadores que querem dar um novo rumo à carreira e também estudantes na hora de ingressar no ensino superior. Da mesma forma, servem a empregadores, profissionais de recursos humanos, jornalistas e pesquisadores como fonte para pesquisas e tomadas de decisão.

*Texto com informações da Agência Brasil.