Abril Lilás alerta para sinais do câncer de testículo
Este artigo foi escrito por: Rafaela Sarturi Sitiniki – CRF/PR 37364
Por: Noticias Digital – 05/04/2024 – fonte: https://minutosaudavel.com.br/
A campanha do Abril Lilás visa ampliar a conscientização sobre um câncer que acomete homens mais jovens.
O Abril Lilás é uma campanha criada para conscientizar as pessoas sobre o câncer de testículo, um tipo de tumor maligno sólido relativamente comum. Com uma incidência maior na faixa etária entre 15 e 35 anos, este é um câncer que pode ser facilmente curado quando o diagnóstico é precoce.
Assim como as demais campanhas de saúde que colorem o calendário, a proposta do Abril Lilás é alertar a população para que os sintomas sejam detectados e tratados antes que o câncer evolua para estágios que exigem tratamentos mais complexos e invasivos.
Continue lendo nosso artigo para saber mais sobre a campanha e as principais informações divulgadas sobre o câncer de testículo.
Índice — Neste artigo, você irá encontrar:
- Como surgiu o abril lilás?
- Como identificar um câncer no testículo?
- O que fazer se encontrar um nódulo?
- Como contribuir para a campanha Abril Lilás?
Como surgiu o abril lilás?
A campanha visa ampliar o conhecimento sobre câncer no testículo, uma vez que há pouca divulgação sobre um dos tipos de câncer mais comuns que acometem os órgãos sexuais masculinos.
Estima-se que esse tipo de tumor seja responsável por pelo menos 5% dos casos de câncer em corpos masculinos, segundo dados publicados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Apesar da incidência considerável, há uma grande desinformação que não contribui para o disgnóstico precoce: se a pessoa não conhece os sintomas, aumenta a probabilidade de que ela não irá procurar ajuda médica.
A informação sobre a criação da campanha, no entanto, já se perdeu na história da internet. Ao longo dos últimos anos, no entanto, diversas instituições seguem fomentando a campanha com o intuito de atingir e conscientizar cada vez mais pessoas.
Como identificar um câncer no testículo?
Geralmente, esse tipo de tumor é identificado por meio do toque, pois ele se apresenta primeiramente na forma de um nódulo indolor. Exames de rotina ou para avaliação de outros problemas também podem ajudar a detectar possíveis tumores.
O que fazer se encontrar um nódulo?
Ao sentir o nódulo sólido (ou qualquer outro sintoma atípico na região dos testículos), recomenda-se buscar a opinião especializada de um urologista, que deverá pedir exames para confirmar ou descartar a possibilidade de câncer.
Caso seja confirmada a neoplasia maligna, novos exames poderão ser solicitados para definir o tipo de tratamento. No caso do câncer de testículo, a maioria dos casos demanda a realização de procedimentos cirúrgicos para remoção do tumor e do tecido ao redor, o que também pode envolver perda da gônada (glândula sexual).
Em estágios mais avançados, esse tipo de câncer pode utilizar os linfonodos para se espalhar pelo corpo, iniciando um processo conhecido como metástase. Por isso, alguns casos podem demandar também cirurgia no abdômen e aplicação de quimioterapia.
Como contribuir para a campanha Abril Lilás?
Assim como nas demais campanhas de saúde, a divulgação das informações é uma das principais formas de contribuir com o evento. Converse com colegas, amigos e familiares para compartilhar conhecimentos, quebrando tabus e incentivando o autocuidado.
Você também pode procurar por instituições da sua cidade que estejam promovendo a campanha ou entrar em contato com páginas e perfis de redes sociais que tenham materiais sobre o câncer de testículo.
O Abril Lilás é uma campanha ainda pouco conhecida, mas que visa conscientizar acerca do diagnóstico precoce do câncer de testículo, aumentando também os números de casos que podem ser mais facilmente curados.
Em caso de dúvida, procure um urologista!
Para mais informações sobre saúde, doenças e seus tratamentos, acompanhe os artigos do Minuto Saudável e siga nossos perfis nas redes sociais.