Fim de ferramenta de acesso de dados do Facebook vai afetar eleições em MS
O aparato ajudava na verificação de fatos, como seguir, analisar, registrar, entre outros, o que acontece nas redes sociais
Às vésperas das eleições municipais deste ano, o CrowdTangle, ferramenta que permite de forma gratuita o monitoramento de redes sociais, como a análise e o registro do que acontece nesses ambientes on-lines, ficará indisponível a partir do dia 14 de agosto, conforme anúncio da Meta, dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp.
O comunicado causa preocupação para especialistas do segmento político, pois vai restringir o acesso a dados faltando menos de dois meses para o primeiro turno das eleições municipais.
Afinal, o CrowdTangle é uma ferramenta de informações públicas do Facebook muito utilizadas por publicitários, jornalistas, pesquisadores e verificadores de fatos, uma vez que auxilia na localização e no rastreamento
de publicações com desinformações e discursos de ódio, entre outras finalidades.
Segundo o advogado eleitoralista Douglas de Oliveira, que é mestre em Direito e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), a mudança afetará a análise sobre conteúdos que circulam nas redes da Meta.
“A informação de que a Meta deixará de disponibilizar a ferramenta CrowdTangle
às vésperas das eleições deste ano deve ser interpretada como um retrocesso no monitoramento e no combate das campanhas de desinformação e propaganda eleitoral irregular durante o pleito deste ano”, afirmou o especialista.
Oliveira complementou que a ferramenta detém importante papel de democratização da informação, sobretudo no período eleitoral, pois permite de forma gratuita e acessível aos usuários da Meta o monitoramento das suas redes sociais, especialmente para evidenciar a existência de campanhas de desinformação, isto é, de fake news, ou propaganda eleitoral irregular, na medida em que facilita seguir, analisar e reportar o que acontece com os conteúdos públicos on-lines.
“Em um momento em que o Tribunal Superior Eleitoral [TSE] noticia a inauguração do Centro Integrado de Combate à Desinformação para as eleições, vinculado especialmente à Corte, a Meta caminha em sentido contrário, ao comunicar a desativação dessa ferramenta”, lamentou.
O advogado eleitoralista reforçou que a situação tende a dificultar a identificação de campanhas de desinformação e propaganda eleitoral irregular pelos próprios eleitores, que detinham condição
de fazê-lo por meio da ferramenta CrowdTangle.
Oliveira salienta que essa pauta se trata de um retrocesso justamente na era da democratização da informação, uma involução que, para o advogado eleitoralista, certamente terá reflexos nas eleições.
ENTENDA O CASO
No comunicado emitido pela Meta, a empresa informou que os seus produtos de compartilhamento de dados estão evoluindo juntamente às mudanças tecnológicas e regulatórias.
“A eliminação progressiva do CrowdTangle nos permitirá concentrar recursos em nossas novas ferramentas de pesquisa, Meta Content Library e Content Library API, que fornecem dados úteis e de alta qualidade aos pesquisadores”, disse a empresa.
“A Meta Content Library foi projetada para nos ajudar a atender aos novos requisitos regulatórios de compartilhamento de dados e transparência, ao mesmo tempo em que atendemos aos rigorosos padrões de privacidade e segurança da Meta”, adicionou.
As novas ferramentas de pesquisa estarão disponíveis com o ICPSR, sigla em inglês para Consórcio Interuniversitário para Pesquisa Política e Social, da Universidade de Michigan, dos EUA.
Conforme a companhia,
os usuários terão até 14 de agosto para fazer o download de dados que desejem. Pesquisadores que realizem “estudos científicos ou de interesse público e mantêm uma afiliação a uma instituição acadêmica ou sem fins lucrativos qualificada” podem solicitar o acesso à Meta Content Library.
A Meta comunicou que as organizações de verificação de fatos que trabalham com a empresa, a fim de identificarem informações incorretas nas suas plataformas, já estão sendo integradas à Meta Content Library.
Saiba
Meta já dava sinais há anos sobre decisão
Ao longo dos últimos três anos, a Meta deu diversos sinais de que pretendia encerrar o CrowdTangle.
Em meados de 2021, a equipe que trabalhava com a ferramenta dentro da Meta foi desmantelada e assinalada para outros projetos. Ex-CEO do CrowdTangle, Brandon Silverman deixou a empresa em outubro daquele ano. Em janeiro de 2022, a Meta deixou de aceitar novos usuários no CrowdTangle.
A Meta também rescindiu um contrato de US$ 40 mil com pesquisadores para entender discussões públicas ao redor da pandemia de Covid-19.