Por: Noticias Digital – 22/11/2023 – fonte: https://pronatec.pro.br/
Quem poderá usufruir da Bolsa para estudantes do Ensino Médio? Saiba tudo sobre o novo anúncio do presidente Lula! É isso mesmo: na manhã desta terça-feira, 21 de novembro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação de um novo benefício para os milhões de brasileiros que estão cursando o Ensino Médio. O benefício em questão, na verdade, é uma bolsa que tem tudo para melhorar a realidade econômica dos estudantes. Nesse sentido, surge a dúvida: afinal de contas, quem poderá aproveitar a bolsa?
Com o anúncio de Lula, este se tornou o questionamento de muitos estudantes do Ensino Médio. Ninguém quer perder a oportunidade de garantir bons pagamentos mensais, não é mesmo? Desse modo, mostramos abaixo tudo que você precisa saber sobre a nova bolsa do Governo para os estudantes do Ensino Médio: valor atualizado, quem pode receber, data de depósitos e muito mais. Lula confirma novo benefício! Como citamos acima, o presidente Lula acaba de anunciar um novo benefício para os estudantes do Ensino Médio! O benefício em questão surge na figura de uma espécie de “bolsa de estudos” que, ao que tudo sugere, será depositada todos os meses para os beneficiários. Dessa forma, os estudantes brasileiros poderão ter um salário para estudar, o que deve representar uma verdadeira revolução para o ensino nacional. Qual é o objetivo da iniciativa? Lula falou sobre a criação da nova Bolsa para estudantes do Ensino Médio durante o programa Conversa com o Presidente. Na transmissão ao vivo, o representante da União foi acompanhado pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad. De acordo com o presidente, a iniciativa tem um objetivo bastante simples: diminuir a evasão escolar no ensino público brasileiro.
“Então nós agora vamos fazer uma coisa fantástica. Nós agora vamos criar uma bolsa para que estudantes do ensino médio não desistam da escola. A gente vai dar uma ajuda mensal, e vai ter uma poupança, em que esse cara, no final dos estudos, ele vai retirar para ele fazer o que quiser”, disse Lula. No programa, Lula discutiu também a dificuldade que os estudantes encontram na hora de buscar o primeiro emprego. Essa dificuldade é observada não somente pelos alunos do Ensino Médio, mas também pelos recém-formados de faculdades. “Nós temos milhares de jovens que fizeram o ProUni e que depois não arrumam emprego. Isso é um problema que nós temos que resolver. Eu tenho um neto com 25 anos que não tem profissão. Nós precisamos dizer para essa juventude como é que a gente vai fazer para criar para eles oportunidade de trabalho”, explicou Lula. Para o presidente, o desemprego entre os jovens resulta em grandes problemas para a população nacional, influenciando uma perspectiva bastante problemática nas pessoas que não conseguem encontrar trabalho.
“Então este é um problema que nós temos que resolver porque essa juventude precisa trabalhar. Você imagina, o cara não trabalha e o cara desiste de estudar, e tem um celular na mão. O celular passa a ser uma bomba atômica, porque esse cara está com raiva de todo mundo”, completou o presidente. Qual é o valor da nova Bolsa para estudantes do Ensino Médio? O Governo Federal ainda não divulgou o valor da nova Bolsa para estudantes do Ensino Médio. O montante atualizado tem tudo para ser confirmado nos próximos meses. O que se sabe é que, até o momento, a União tem um grande dilema pela frente: pagar uma bolsa de valor mais expressivo a um menor número de beneficiários, ou disponibilizar pagamentos mais reduzidos para um número maior de estudantes. As principais características do programa social, nesse sentido, devem ser definidas de acordo com estudos do Ministério da Educação, diálogo com organizações de representação estudantil e consulta a professores e docentes.
Quem pode receber a nova Bolsa para estudantes do Ensino Médio? Pelo menos até o momento, não foram divulgados os critérios de participação na nova bolsa do Governo para estudantes do Ensino Médio. No entanto, de acordo com a perspectiva do Governo Federal, podemos citar alguns requisitos que, provavelmente, serão utilizados para a concessão do benefício. Como disse o presidente Lula, o principal objetivo da nova Bolsa para estudantes do Ensino Médio é evitar a evasão escolar. No Brasil, muitos estudantes abandonam a escola para começar a trabalhar mais cedo e, dessa forma, ajudar no sustento da família. Sob esse mesmo ponto de vista, tudo indica que a nova Bolsa para estudantes do Ensino Médio será direcionada aos jovens que vivem em situação de pobreza, extrema pobreza ou vulnerabilidade social. Estes grupos, afinal, são os mais afetados pela evasão escolar. Além disso, o benefício deve ser direcionado somente aos estudantes da rede pública. Bolsa para estudantes do Ensino Médio já tem data de depósito? Infelizmente, a resposta é não. Apesar da nova Bolsa para estudantes do Ensino Médio já ter sido confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os pagamentos ainda não têm data oficial de depósito. Afinal, para que a medida possa gerar efeitos práticos, precisará passar, primeiramente, pela análise dos deputados na Câmara, e dos senadores no Senado. De acordo com o Governo Federal, o Projeto de Lei que garante a criação da nova Bolsa será enviado para o Congresso Nacional em breve. No entanto, a votação ainda não tem data para acontecer. O plano do presidente Lula já garantiu a adesão de Camilo Santana, o ministro da Educação. Em uma declaração oficial à imprensa, ele disse que o Projeto de Lei da bolsa para os estudantes será mandado ao Congresso até o final de novembro – ou seja, nos próximos dias. Desse modo, se o Projeto for aprovado, os beneficiários poderão receber os primeiros pagamentos a partir de 2024. Não existe a possibilidade da discussão ser concluída ainda em 2023, já que o recesso parlamentar começa em dezembro. “Nós vamos encaminhar o projeto de lei ainda esse ano, se der tempo até o final de setembro ou início de outubro, para o Congresso Nacional analisar. A ideia é que a partir do primeiro ano ele receba mensalmente, outra parte ele recebe apenas na conclusão do curso. Quem entrar ano que vem já vai estar contemplado pelo programa”, explicou Santana.